domingo, 6 de janeiro de 2008

Um domingo na minha terra

Este é um blog por um mundo melhor. Estou imbuído. E num mundo melhor, muitas vezes a gente consegue fazer de um limão uma boa limonada. Vejamos.

Domingo em Porto Alegre. Esse é o problema: em Porto Alegre. No verão. Com calor. Então, vamos a um domingo de verão na Porto Alegre dos meus amores. Vamos transformar um dia de calor escaldante em Porto Alegre em um dia para ser lembrado.

E, para uma família gaúcha, nada como um churrasco no almoço para começar bem as atividades. E um churrasco com a avó materna, que abrilhanta o evento com suas histórias. E eu lá, ligadão, ouvindo tudo e prestando atenção em tudo que ela falava, pra ver se aprendo.

Depois da sobremesa, uma conferida no jogo do Tricolor na Copa São Paulo. 12 a 1. Pro Grêmio. Nada mau, mesmo considerando a fraqueza do desconhecido adversário. E a limonada vai tomando jeito.

Depois de mais conversas, histórias, piadas, risadas, a idéia: vamos dar uma volta no calçadão de Ipanema. Boa idéia, devia estar bom na beira do Guaíba, já comecei a pensar na brisa, nas belíssimas mulheres de Porto Alegre, no famoso pôr-do-sol, e pensei: é pra lá que eu vou.

Eu não sabia (ou não lembrava) como uma prosaica caminhada à beira do Guaíba pode ser tão prazerosa. A brisa de fato estava lá. As mulheres também, um espetáculo - as desacompanhadas, porque as que estavam acompanhadas eu juro que nem vi... :D

Um problema é que muitos acéfalos não sabem muito bem como se comportar em público. É lamentável que pessoas simplesmente abandonem lixo, restos de comida e outras barbaridades na beira do MEU Guaíba (sim, porque ele é tão meu quanto teu, tão teu quanto de todas as pessoas que dão sua caminhada no calçadão). Mas o fato é que a orla é vilipendiada por algumas pessoas que fazem na rua aquilo que, com certeza, não gostariam que se fizesse no pátio de suas casas. Mas esses seres desprovidos de massa encefálica são minoria. Ufa!

Mas, protestos à parte, como é linda a orla do Guaíba! Para você ter uma idéia, aí está a comprovação. Se eu não contasse, talvez você nem percebesse que é Porto Alegre, hein? Hein?


E foi com essas imagens que o fim de tarde de domingo em Porto Alegre foi vivido. E bem vivido. Taí a minha limonada, em uma tarde quente de verão eu descobri como é bom caminhar no calçadão de Ipanema, em Porto Alegre. Eu recomendo!

Até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ipanema é tri mesmo né? Desperta em mim algo parecido com ir passear na Redenção. As raras vezes em que eu vou, eu adoro e fico pensando porque não vou mais freqüentemente. Saio de lá jurando que vou voltar mais seguidamente. E daí? Daí eu demoro a voltar. Inércia é fogo!
É parecido também com atividade física. Te dá preguiça enquanto tu não começa, uma vez que tu chega no local e começa a fazer, parece que valeu muito a pena.
Ótima lembrança Caçula! Voltarei a visitar esta VILIPENDIADA (:P), mas linda, orla!
Bah, muito bom, se puxou no vilipendiada! :D

Anônimo disse...

Ipanema é um bairro lindo... Pena que a gente não vai mais seguido mesmo. Próxima vez que tu tiver a fim de ir, liga pro Rodrigo, se ele estiver lá em casa, nos encontramos pra tomar um chima, melhor, com esse calor, um tererê :P