quarta-feira, 14 de maio de 2008

Ahhh... os jingles

Eu adoro jingles! Fazer bons jingles é uma arte!

Como é bom apreciar um jingle bem escrito, com um texto que encaixa direitinho em uma música simples mas ao mesmo tempo empolgante.
Jingles colaboram para que as pessoas acabem gostando dos mais variados produtos, desde carros até políticos.
Alguns exemplos:

1) Se eu tivesse precisando e tivesse grana pra comprar um sedã médio na época do lançamento do Nissan Sentra, eu não sei se a musiquinha "Não tem cara de tiozão" não teria influenciado decisivamente na escolha de um carro novo. Era muito contagiante!

2) Em 2002, quem não sentiu vontade de se deixar contagiar pelo coraçãozinho com um número 15 dentro que aparecia na TV no horário eleitoral gratuito? Dava um vontade de ceder ao apelo que dizia "segue teu coração" e que partiu dos 4% nas pesquisas para uma virada histórica (possivelmente nunca vista antes em eleições). (PS.: eu acabei resistindo a tentação, mas, de novo, o jingle era muito bom!)

Enfim, o objetivo desse post é declarar a todos minha admiração pelos bons jingles. E compartilhar o jingle do momento, na minha humilde opinião.
A propaganda é do PACTO (Programa de Auxílio ao Toxicômano de Porto Alegre). A mensagem passada não está sob julgamento. O que chama atenção é o cuidado na escrita e como a letra combina com a música. Pra mim, é contagiante. :-)

Aí vai a letra do jingle:

Pé no chão
Chocolate quente
Picolé no verão
Estar contente

Beijo roubado
Fazer muitos gols
Ter um namorado
Assistir um show

Comida de mãe
Histórias de pai
Carona pra praia
Saber onde vai

Banho de mar
Sair por aí
Sem hora pra voltar
E se divertir...

[Refrão]
Sou feliz de cara
Sou feliz da vida
Sou feliz sem drogas
Sempre tem outra saída

Ah, saiba que sem ouvir a música junto perde todo o valor. Vejam a propaganda. E desculpem qualquer errinho na letra do jingle, a essência é essa.
Se alguém me conseguisse uma mp3 do jingle, eu agradeceria muito!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ahhh... os jingles! :D

Muito boa a sacada. Um post por um mundo melhor, com certeza!

E, já que o tema é jingles + mundo melhor, que tal o famosíssimo jingle "Vida", de uma empresa gaúcha de comunicação? Esse também, um típico jingle por um mundo melhor.

...
Vida é mentira, é verdade
E quem sabe a vida é da vida a razão
...

Anônimo disse...

Aliás, eu gosto tanto de jingles e tanto desse que tu citaste em especial, que ele foi minha música de formatura, como vocês bem devem lembrar :-)

Anônimo disse...

Acabo de visitar o Blog dos ERAD-Boys, e lembrei-me de um outro jingle cujos autores foram bastante felizes.

Copa de 94. Uma emissora de TV lança:

"Eu sei que vou, vou do jeito que eu sei, de gol em gol com direito a replay. Eu sei que vou, com o coração batendo a mil, é taça na raça Brasil!"

Esse pegou tanto, mas tanto, que foi reciclado para outra copa ("güenta que é penta, Brasil"). E segue até hoje embalando as transmissões da emissora.

E acabo de lembrar de outra emissora, que lançou o "papa essa Brasil, papa essa Brasil, pode vir quente se der sopa a gente toma...". E esse era tocado e o Amarelinho dançava na TV.

Realmente, os jingles são legais... :D

Yakuzasan disse...

Poxa, bacana, queria eu achar a cifra dessars jigles, são tão empongaltes, fazem nossos dias mais felizes