sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O descanso do guerreiro

Vamos falar de uma palavrinha diferente hoje. Ao menos para mim. Vamos analisar a fundo essa palavra, e seu significado. Não, meu objetivo não é mudar de profissão e virar professor do belíssimo idioma de Camões. Mas vamos ao que interessa.

A palavra de hoje é...

... Férias!

Segundo o Wikcionário, férias é o "período de folga a que têm direito trabalhadores e estudantes". Vem do latim fērīa (que eu não sei como se pronuncia). É direito do trabalhador, que se esfalfa durante um ano de atividade intensa.

Enfim, é o descanso do guerreiro. É tempo de ócio, de recarga das energias, de preparação para mais um ano de trabalho. É tempo de fazer coisas que não são feitas em outras épocas por simples falta de tempo. Tempo de dormir na rede, de ir à praia, de ver filme, de andar no parque, viajar... Escolha a atividade. Se ela não tem relação com o trabalho, está valendo.

Nem lembro da última vez em que tirei férias assim, como o nome diz. Férias de mais de 5 dias, com direito a dormir até mais tarde e cansar de não fazer nada. Acho que eu era um estudante imberbe, um jovem mancebo. Era uma época de estudos, cadernos, livros, provas de cálculo.

Bom, chegou o grande dia. Entrei em férias. Com a oportunidade de sair da área de cobertura. Com tempo de sobra pra fazer nada.

Eu gosto demais do meu trabalho. Suspeito fortemente que sentirei falta de trabalhar, de acordar cedo, dentro de alguns dias é muito provável que eu comece a contar os dias para voltar às atividades. Mas no momento, tudo em que penso é no descanso.

É isso. Quem inventou as férias? Não sei. Agradeço a essa alma bondosa.

E agora, com licença que tenho que fazer coisa nenhuma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro estudante imberbe, nobre e jovem mancebo: descansa que tu tá merecendo! Boas férias!

Polina disse...

E pensar q em alguns países os trabalhadores não possuem esse direito...

Mas nós temos! hehe
vai lá Caçula, aproveita: durma na rede, vá à praia (não esqueça dos 5 banhos), veja bons filmes, ande no parque, viaje... ;)