quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ouve o canto gauchesco e brasileiro...

Ok, eu sei que eu posto pouco, e todos aqui vivem me lembrando disso. Contudo, achei importante registrar esse momento aqui no blog. Escrevo sobre o doutorado. Mais uma vez. Na verdade, pela última vez, já que....

Acabou!!! Finalmente acabou. No more PhD. OVER!!!!

E acabou bem! Apesar da agonia prolongada (um ano e 4 meses de atraso, problemas financeiros, crise de vocação), consegui terminar a tese de de forma que eu olho pra ela e digo: ok, até que está bem feita... Tudo foi bem tranquilo na defesa, a banca não pegou pesado. Ao invés de sair correndo e pensar em outra coisa, ainda estou motivado: quero continuar aprofundando as pesquisas na área, propor mais ferramentas, métodos, enfim, tocar o barco. Acho que o ponto de parada da tese vai se tornar o ponto de partida de um comprometimento de longo prazo com transformação de grafos. Eu ainda estar com gás após tanto tempo, e tanto stress, já é uma vitória em si só.

Além disso, outra coisa boa: o início de carreira como professor efetivo. Apesar de eu estar flertando há algum tempo com a posição de professor (como substituto na UFRGS, ou horista em universidades particulares), estou prestes a assumir o desafio de atuar como professor com dedicação exclusiva numa universidade federal (UNIPAMPA). O concurso ocorreu uma semana antes da defesa, e foi tudo tão rápido que a nomeação saiu já semana passada. Em menos de um mês estarei morando em Alegrete, e atuando junto ao curso de Ciência da Computação. Estou muito feliz, já que é o tipo de posição pela qual eu lutei todos esses anos. O único contratempo vai ser que a Márcia continua em Porto Alegre, portanto estimo dormir algumas noites na BR 290, indo e voltando pra Porto Alegre... mas nada que um ônibus leito (e uma pilha de artigos pra atacar a insônia) não resolvam :)

Em breve estarei às voltas com os próximos prazos para artigos, projetos, aulas, e talvez a vida volte a ficar agitada demais para escrever sobre ela. Contudo, acredito que em nenhum cenário, por mais atribulada que se torne minha rotina, minha vida voltará a ficar tão angustiante como no período final do doutorado... Entre as perspectivas para o futuro, em particular para 2012: trabalhar muito, tirar a carteira de motorista, conseguir publicar bons artigos e ser feliz :)

Rodrigo Machado, PhD

PS: "Não me perguntes onde fica o Alegrete, segue o rumo do teu próprio coração..."

2 comentários:

Caçula disse...

Eu não sei se sei expressar o orgulho que tenho do doutor dos ERAD-Boys!

Esse meu amigo é O cara. Sabe muito.

E por mais doutor e PhD e Alegrete e UNIPAMPA e bibibi, sempre vai ser o Mira. Graaaande Mira!!!

:D

Que orgulho, senhoras e senhores!

Parabéns, Machado!

Abraço!

Sanger disse...

Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

Grande Sr. PhD :D

Não sei se conheço alguém com tanta vocação para ser professor quanto tu, Mira. Tenho a certeza que darás o teu melhor.

E que venham os ERAD-Encontros em Alegrete! :D

Abração e muitos, mas muitos, parabéns!