terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Há 11 anos...

Ontem, dia 9 de janeiro, foram completados 11 anos de história dos ERAD-Boys.

A I Escola Regional de Alto Desempenho ocorreu de 9 a 13 de janeiro de 2001, em Gramado - RS.

Quatro jovens estudantes de graduação, a maioria bolsista de iniciação científica, embarcaram para o primeiro congresso acadêmico de suas vidas.

Era para ser um evento comum, simples, um congresso, afinal de contas. Porém, nesses poucos dias ocorreram tantos acontecimentos, dignos das mais hilariantes histórias, que aquela viagem se tornou especial. As piadas internas se multiplicaram, o companheirismo cresceu e, após poucos dias e algumas divertidas aventuras e enrascadas serranas, estava sacramentada a continuidade dessa amizade por longos anos.

Vocês tem que concordar comigo que as melhores piadas são as internas, correto? Eu acho isso. Porém, quem define qual é a quantidade de pessoas que podem saber uma história interna? Por exemplo, uma história que todo mundo conhece, pode ser vista como uma piada interna compartilhada pelo mundo inteiro. É só uma questão de escala, de ponto de vista.

Sendo assim, para comemorar o 11º aniversário dessa amizade, compartilharei uma historiazinha rápida:

Os quatro estudantes, solteiros, saíram de noite em busca de diversão. Se fosse possível encontrar o famoso Bill Bar, melhor ainda. Perdidos pela cidade, entramos em algo parecido com um ginásio, que tinha um boteco logo na entrada, com alguns caras bebendo uma ceva em mesas de lata patrocinadas por alguma cerveja. Entenderam? Ou seja, estou descrevendo um ambiente tipicamente masculino, macho-alfa, sem frescuras.

Entrando, fomos logo perguntando, com palavras semelhantes a estas:

"Estamos procurando um bar, pra jogar uma sinuca...". Notem as reticências no final da colocação.

Um dos guascas do local se empolga, com um sorriso maroto no olhar e sugere:

"Ah... tô entendendo... uma sinuquinha... um lugar com música... umas gatinhas..."

Nisso, nosso colega ERAD-Boy interrompe o homem e diz:

"Não. Não. Só sinuca mesmo."

Os caras do local nos olharam com uma cara de estranheza, cheios de perplexidade! Olharam para nós como se fossemos uns manés da computação (Por que eles foram tão precipitados e preconceituosos?). Coloquei o que restava do meu orgulho no bolso (com medo de perdê-lo de vez) e fomos embora.

Que momento!

Parabéns ERAD-Boys! São 11 anos de muita amizade e muitas risadas compartilhadas :-)

Obrigado!