segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A música do silêncio

O mundo anda cada vez mais complicado. As pessoas correm cada vez mais, são cada vez mais bruscas e se entendem menos. Ainda hoje eu vi cenas lamentáveis no ônibus, exemplos acabados de uma falta de educação que não parece ter fim. O trânsito também é um exemplo bastante importante de como as coisas estão estranhas. Ninguém respeita ninguém, é uma pena. E na pele de pedestre, a gente acaba sendo desrespeitado de um jeito bastante desagradável.

Definitivamente, não me canso de repetir que o problema parece ser cada vez mais resumido por uma única palavra: educação. Desde a mais básica, dada pela família, até a mais formal. Educação, é disso que o país precisa. 

Nesses dias em que tudo parece estranho demais, corrido demais, atrapalhado demais, tenso demais, o melhor remédio pode ser o silêncio. Banho quente e silêncio, uma combinação perfeita. Agora mesmo, enquanto escrevo esse texto, o único som que ouço é o clique-clique das teclas. 

É impressionante como o silêncio pode ser extremamente reparador. Depois de um tempo de silêncio completo, senti-me renovado. O silêncio às vezes é uma bênção. Só precisamos saber aproveitar e relaxar durante alguns momentos. Afinal, tem hora pra tudo. Tem a hora de música, tem a hora de correria, tem a hora de ser sério e a hora de brincar. Por que não ter, de vez em quando, a hora do silêncio?

Vou voltar agora mesmo ao que eu estava fazendo: nada. Completa ausência de barulho. Um tempo comigo mesmo, ouvindo a música do silêncio.